Atualizando para Android 4.1.0

Atualizando Android Sony Ericsson XPERIA X10 Mini Pro para a versão 4.1.0

Requerimentos:

  • – Celular Sony Ericsson XPERIA X10 mini pro (apenas ‘mini’ pode não funcionar);
  • – Cartão SD no celular suficiente para backups (pode variar de 100mb a 1gb);

ROM:

MiniCM10-4.1.0by: nobodyAtall / Download Direto: MiniCM10-4.1.0-mimmi.zip (128 MB)

* As ROMs são atualizadas periodicamente, portanto recomendo visitar o post oficial para checar por atualizações.

ATENÇÃO !
Este tutorial está aqui para fins educacionais, não me responsabilizo caso você danifique o celular. Todos os procedimentos foram testados e são seguros, caso algo dê errado a responsabilidade é toda sua, que foi imperito e imprudente, não leu as instruções, não instalou os drivers corretos, etc…

Esse procedimento invalida a sua garantia!

Recomendação: Antes de modificar seu aparelho é altamente recomendado fazer backup de todos os seus dados, já que as chances de que algo dê errado são grandes, podendo até mesmo inutilizar seu aparelho.

1) Fazendo o backup de seus dados:

Se você está familiarizado e já fez o backup antes, seguindo os passos do outro tutorial (Android 2.3.7) basta seguir as instruções abaixo, caso você tenha apps pagos ou outros tipos de dados que queira guardar, siga o tutorial de backup clicando aqui.

O primeiro passo será atualizar seu aparelho com o programa que já vem nele (PC Companion):  Conecte seu celular no computador (com internet), abra o PC Companion e faça as atualizações do programa, na área Support Zone clique em Iniciar e atualize o que for necessário;

Salve seus contatos, fotos, músicas e arquivos de mídia do SDCARD no seu computador.

Para salvar seus contatos, vá em Contatos > Botão físico de menu (os 4 quadradinhos) > Importar/Exportar > Exportar para cartão SD (vai criar um arquivo 00001.vcf no seu cartão SD) > se quiser salvar também no chip > Exportar para SIM. Depois é só Importar seu contatos novamente quando precisar.

2) Liberando o acesso Root:

* Se você já tem o acesso Root liberado não precisa fazer novamente.

Root é o superusuário do sistema, ele pode fazer praticamente tudo. Sendo assim, só com root você pode remover, copiar e editar arquivos de sistema.

  • Acesso Root: através do programa SuperOneClick. Download:  SuperOneClick.rar (1.39 MB)

Faça o download e descompacte-o em uma pasta qualquer no seu computador.

No seu celular, vá em Configurações -> Aplicativos -> Desenvolvimento e marque Depuração USB. Conecte o celular ao computador. Abra o SuperOneClick e clique em ROOT. Espere o processo terminar, quando ele perguntar se você quer fazer um teste, responda que não. Remova o hardware com segurança, reinicie o celular e TESTE. Baixe algum app do Market que use root, como o Titanium Backup e veja se uma tela aparece para permitir o acesso de superusuário.

Observação: Eu recomendo que você tenha instalado o Sony Ericsson Update Service (SEUS), que é o programa que vai te salvar caso algo de errado aconteça.

Links: SEUS (do site da Sony Ericsson) ou pelo 4shared.

Instale, abra e atualize o programaSEUS  (Sony Ericsson Update Service) não é a mesma coisa que o programa PC Companion !

3) Atualizando as versões do firmware e baseband:

*Se você já atualizou não precisa atualizar novamente.

3.1) Debranding – Parte 1 :

  • Explicações:

O que afinal é debranding? Cada X10 Mini Pro sai de fábrica como um modelo (U20a ou U20i), o Brasileiro (U20a) tem diferenças no software para o Europeu (U20i). Se não bastasse isso, cada operadora e país possui uma combinação de código que informa ao software da Sony que modelo de aparelho é esse. Se for da Claro por exemplo, pode demorar para receber uma atualização, ou simplesmente não receber.

Debranding é mudar este código, para possibilitar o upgrade de firmware, ou para remover personalizações colocadas pela operadora no firmware. Este código fica no arquivo build.prop, que fica em /system.

Mas qual o motivo para fazer debranding? Isso é para o caso de você estar preso em uma firmware anterior. É que para a nova ROM funcionar, é necessário estar com o último kernel, presente na última firmware, e algumas operadoras ainda não lançaram, se é que vão lançar algum dia essa última firmware (2.1.1.A.0.6), se você já estiver nessa firmware, ou se o SEUS se oferecer para atualizar seu celular e ele for para esta versão, o debranding é desnecessário. O debranding também remove aplicativos instalados pela operadora, portanto, se você resolver fazer isso, NÃO ME RESPONSABILIZO POR APLICATIVOS QUE ESTAVAM INSTALADOS ANTERIORMENTE NA SUA FIRMWARE.

Se esse código for trocado e a firmware atual não for compatível, seu telefone vai ficar travado e você vai ser obrigado a passar a firmware novamente, recuperar um backup (se estiver com xrecovery) ou ver seu X10 Mini Pro virar um tijolinho. Sendo assim, primeiro vamos tomar medidas preventivas, depois aprender a lidar com isso. 

Para podermos instalar a ROM a versão do firmware e baseband devem ser compatíveis com os requisitos da mesma:

  • Versões 2.1.1.A.0.6 ou 2.1.1.C.0.0 SE firmware
  • Baseband: M76XX-TSNCJOLYM-53404015

3.2) Debranding – Parte 2:

O debranding envolve trocar sua firmware pela genérica brasileira sem operadora. Aviso de antemão que esse procedimento pode travar seu celular.

  1. Baixe o arquivo “buid.prop” neste tópico no XDA: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=777660 no final do tópico, tem o arquivo: “u20a_brazil_generic_build.prop.rar” que é o “build.prop” da firmware brasileira genérica;
  2. Copie o arquivo para o cartão SD do celular. Agora, no Root Explorer, copie o arquivo, vá para /system, monte o sistema RW e cole o arquivo, substituindo o que estiver lá;
  3. Seu celular, a estas alturas, vai falhar ao reiniciar. Não se assuste. Abra o SEUS (Sony Ericsson Update Service). DESLIGUE O PC COMPANION. ( SEUS não é a mesma coisa que o PC Companion! );
  4. Faça as atualizações necessárias no programa SEUS;
  5. Desligue seu celular, conecte-o no computador através do cabo USB,  agora, ainda com o programa SEUS aberto, seguindo as instruções do programa mantenha pressionada a tecla VOLTAR ( “setinha pra voltar” <- ) até que a luz do LED fique verde. Isso quer dizer que seu telefone está em Modo Flash;
  6. O SEUS agora vai reconhecer seu celular e se oferecer para atualizar. Quando terminar reinicie seu aparelho com segurança e veja se a versão do firmware/baseband foram atualizadas.
  7. Você vai estar na última versão, mas SEM ROOT, nem XRECOVERY. Portanto, o mais rápido possível realize os procedimentos de Root e Xrecovery, e faça outro backup! Nunca é demais.
  8. Se tudo funcionou, você tem um celular na última versão da firmware brasileira.
  9. Se seu aparelho não ligar, ou der algum erro de “Forçar fechamento” utilize o SEUS novamente para fazer uma recuperação completa do seu celular utilizando a opção Restaurar.

Obs: Se mesmo depois de tudo você ainda não conseguiu atualizar para a versão requerida, acesse este link.

4) Desbloqueando o Bootloader:

Importante: Só continue depois que o Bootloader estiver desbloqueado!

5) Instalando o Kernel Personalizado (indispensável para a ROM):

(Antes de baixar verifique sempre se há uma versão mais recente no post original no fórum XDA, clicando aqui.)

6) Instalando o XRECOVERY:

O Xrecovery é o programa que vamos utilizar para a instalação da nova rom, além de ser possível fazer backup com ele, o que é extremamente recomendado e útil. Se você não conseguir executar este passo, por favor, não continue.

Baixe os arquivos do Xrecovery aqui: http://www.mediafire.com/?8hnerjth7cc552b
Descompacte o arquivo. Existem 4 arquivos dentro, um deles é o README. Os outros 3 são o próprio Xrecovery.

Recomendo que comprem o programa Root Explorer, ele vai ajudar muito em todos os passos seguintes. O aplicativo custa menos de 7 reais e é extremamente útil, é o último Explorer que você vai precisar… ou apenas faça o download: Root Explorer (File Manager) V2.21.1 (407,52 KB). Copie o “root 221.apk” para seu cartão SD, navegue através de algum File Manager que pode ser encontrado gratuitamente no Market e instale-o.

Copie os 3 arquivos para o cartão do celular por USB (ou transfira-os da maneira que te convir). Usando o RootExplorer, navegue até /sdcard, eu coloquei os arquivos em uma pasta chamada xrecovery, que por acaso o xrecovery usa para guardar seus backups, então, desconsiderem essa parte do screenshot.

Menu (tecla física inferior esquerda) -> Multi-Select, clique em cada arquivo para selecioná-los.

Copy.

Volte (usando o botão VOLTAR [tecla física inferior da direita) para “/”, entre em “system”, e depois “bin”. Agora, na parte superior, clique em Mount RW (para montar o sistema de arquivos em modo de escrita). Clique em Paste.

Agora os arquivos foram copiados para esta pasta, e devem aparecer nela. Ache eles (busybox, chargemon e xrecovery.tar) um por um, clique e SEGURE, vai aparecer um menu com novas opções, entre elas “Permissions”, clique. Selecione todas as permissões para todos, conforme a figura dê OK. Quando acabar, teoricamente você tem o Xrecovery instalado. Hora de testar…

  

  

Reinicie o celular, e quando o logo branco “Sony Ericsson” aparecer, comece a pressionar e soltar repetidas vezes o botão físico VOLTAR. Após alguns instantes, você deve estar na tela do Xrecovery. Aqui o botão físico de volume na direita controla os menus, e a tecla HOME (física do meio) seleciona a opção.

A PRIMEIRA coisa que você vai fazer é ir em Backup/Restore e fazer um BACKUP! Faça isso agora. Os backups tomam um certo espaço (algumas centenas de MB) no cartão, então garanta que seu cartão tem bastante espaço livre antes de fazer isso.

No final, você pode selecionar a opção REBOOT.

7) Instalando a ROM – MiniCM10-4.1.0:

Atenção: o desenvolvimento desta firmware é bem acelerado, os links abaixo podem estar desatualizados, meu conselho é acessar o tópico original e verificar a última versão antes de continuar.

Neste post do Forum.XDA você encontrará o download da ROM e dos Googles Apps sempre atualizados.

Agora explicarei como instalar a rom utilizando 2 programas diferentes. Para quem instalou o Xrecovery e para quem instalou o CMW (que é um programa com a mesma função do Xrecovery, opcional):

Instalando a nova ROM utilizando o Xrecovery:

  1. Tenha certreza de ter feito os backups necessário;
  2. Coloque os dois arquivo zip da ROM que você baixou (MiniCM10-4.1.0-mimmi.zip e gapps-jb-nAa-20121119-signed.zip) no cartão sdcard do celular sem dezipá-la;
  3. Desligue o aparelho e ligue novamente apertando a tecla física voltar “<-” enquanto aparecer o texto “Sony Ericsson”;
  4. Você entrou no modo boot do Xrecovery;
  5. Na tela principal, dê um Full Wipe (isso vai resetar o celular para o padrão de fábrica);
  6. Vá em “Install Custom Zip” > “Chose custom zip from sdcard” > selecione o zip da rom que você colocou no sdcard (MiniCM10-4.1.0-mimmi.zip) e instale.
  7. Repita o passo 6. para os Googles Apps (gapps-jb-nAa-20121119-signed.zip) ;
  8. Se precisar instalar algum hotfix repita o processo selecionando os arquivos de hotfixes necessários antes de ligar o aparelho;
  9. Reboote. Sua nova rom está instalada!

Instalando a nova ROM utilizando o CMW:

Toda vez que você for mudar de rom a partir de agora (da V4.1.0 para a V4.2.0, por exemplo) você só precisa seguir os passos abaixo:

  1. Tenha um backup de seus contatos, apks, fotos, etc;
  2. Coloque os dois arquivo zip da ROM que você baixou (MiniCM10-4.1.0-mimmi.zip e gapps-jb-nAa-20121119-signed.zip) no cartão sdcard do celular sem dezipá-la (com os hotfixes, se houver);
  3. Desligue o aparelho e ligue novamente apertando a tecla física voltar “<-” enquanto aparecer o texto “Sony Ericsson”
  4. Selecione “wipe data/factory reset” > Yes, depois “wipe cache partition” > Yes (essa operação resetará seu aparelho como veio de fábrica);
  5. Selecione “advanced” > “Wipe Dalvik Cache” > Yes, depois “Wipe Battery Stats” > Yes;
  6. Selecione “install zip from sdcard” > “choose zip from sdcard” > selecione o zip da rom que você colocou no sdcard (MiniCM10-4.1.0-mimmi.zip) e instale, depois repita o processo para os Googles Apps (gapps-jb-nAa-20121119-signed.zip). (Obs: Se precisar instalar hotfixes instale-os antes de ligar o aparelho);
  7. Selecione “reboot system now”. (Se aparecer um erro de Bad Recovery selecione “no” e quando pedir para confirmar selecione “yes”);
  8. Sua nova rom está instalada! – Faça todas as configurações no seu aparelho (login no Market, arrume o teclado físico, teste o 3G, 2G, Wi-Fi … tudo o que você costuma usar) se notar algum problema tente resintalar seguindo os passos corretamente antes de fazer qualquer comentário.
Divirta-se com sua MiniCM10 Android 4.1.0 e doe ao dev nobodyAtall se realmente gostou.

8) Pequenos Ajustes:

Para o LED frontal funcionar:

Você precisará renomear o arquivo “lights.defaults.so” para “lights.mimmi.so” localizado na pasta “/system/lib/hw”
Para fazer isto abra o aplicativo G. de Arquivos, aperta a tecla física da esquerda para acessar as Configurações, acesse Configurações gerais e em Modo de acesso muda para “Modo de usuário”.
Agora no G. de Arquivos acesse: storage > (…) Pasta superior > system > lib > hw
Procure pelo arquivo “lights.defaults.so”, aperte em cima dele e mantenha pressionado até as opções aparecerem. Selecione Renomear e renomeie para “lights.mimmi.so” (sem as áspas), dê OK e Permita o acesso de Super User.
Pronto, se você renomeou corretamente basta reiniciar o celular e as luzes do LED frontal já estarão funcionando corretamente.

Para as teclas azuis do teclado e o “ç” funcionarem:

Vá em Configurações > Avançado > Keyboard layout, selecione Qwerty-br (para o ç funcionar) ou Qwerty-en (sem o ç funcionando). Clique em OK e depois Permitir para liberar o acesso do Super User e espere o aparelho reiniciar automaticamente.

49 comentários sobre “Atualizando para Android 4.1.0

  1. Pingback: XPERIA X10 MINI PRO

  2. Pingback: Atualizando o x10 mini pro para Android 4.1.0 | XPERIA X10 MINI PRO

  3. Fiz todos os procedimentos, desde o desbloqueio do bootloader até a instalação do Android 4.1.
    PERFEITO, ficou ótimo, muito rápido, parabéns pelo tutorial, nota 10!

      • Olá Pedro!
        Consegui fazer o procedimento e ta funcionando perfeitamente, mas como era de se esperar ta travando um pouco. Vc tem previsão de quando vai postar o tutorial pra melhorar a performance?

  4. Brother, acabei de comprar um celularzinho desse…Show de bola… Quais as vantagens de atualizar o android??? Não fica muito pesado não??? Processador aguenta??

    • Não fica tão leve quanto a rom que vem de fábrica, mas também não fica pesada. As vantagens são inúmeras, desde o dual touch, aplicativos que rodam em versões mais atuais, visual bacana, todos os programas padrões atualizados, e aí por diante. Com algumas configurações dá pra deixar ela até mais leve que a de fábrica (vou fazer um tutorial quando tiver tempo).

  5. pedro essa rom fucionar no xperia x10 mini pro 2.1
    ? eu nunca fiz nada nele só fiz root e nada mais só pra eu excluir jogos que veio nele de fabrica. o numero da versão dele é 2.0.A.0.504 e a banda é M76XX-TSNCJOLYM-53404006 ENTÃO essa rom pegar nele? me ajudar

    • Para podermos instalar a ROM a versão do firmware e baseband devem ser compatíveis com os requisitos da mesma:

      Versões 2.1.1.A.0.6 ou 2.1.1.C.0.0 SE firmware
      Baseband: M76XX-TSNCJOLYM-53404015

      Maiky, basta seguir o tutorial (parte 3) para atualizar a firmware e baseband. Faz tudo desde o início, com calma que não tem erro. Dá para atualizar sim.

  6. Não consigo liberar o acesso Root em nenhuma das duas opções, pelo SuperOneClick aparece isso, alguém sabe o por quê?

    daemon not running. starting it now on port 5037 *
    * daemon started successfully *
    $
    $ export TEMPRANDOM=99732;export PS1=END:$TEMPRANDOM;getprop ro.build.version.release 2.1-update1 export PS1=””
    END:99732
    export TEMPRANDOM=35822;export PS1=END:$TEMPRANDOM;getpropro.product.manufacturer export PS1=””
    Sony Ericsson
    END:35822
    export TEMPRANDOM=80223;export PS1=END:$TEMPRANDOM;getprop ro.product.model export PS1=””
    E10a
    END:80223
    export TEMPRANDOM=81644;export PS1=END:$TEMPRANDOM;getpropro.build.version.incremental export PS1=””
    -X_d
    END:81644
    export TEMPRANDOM=78056;export PS1=END:$TEMPRANDOM;ls -l /system/xbin/suexport PS1=””
    /system/xbin/su: No such file or directory
    END:78056
    export TEMPRANDOM=71404;export PS1=END:$TEMPRANDOM;ls -l /system/bin/suexport PS1=””
    /system/bin/su: No such file or directory
    END:71404
    export TEMPRANDOM=51294;export PS1=END:$TEMPRANDOM;chmod 755 /data/local/tmp/busybox
    export PS1=””
    END:51294
    export TEMPRANDOM=33952;export PS1=END:$TEMPRANDOM;rm /data/local/tmp/boomsh
    export PS1=””
    rm failed for /data/local/tmp/boomsh, No such file or directory
    END:33952
    export TEMPRANDOM=98536;export PS1=END:$TEMPRANDOM;rm /data/local/tmp/sh
    export PS1=””
    rm failed for /data/local/tmp/sh, No such file or directory
    END:98536
    export TEMPRANDOM=81419;export PS1=END:$TEMPRANDOM;chmod 700 /data/local/tmp/zergRush
    export PS1=””
    END:81419
    export TEMPRANDOM=64077;export PS1=END:$TEMPRANDOM;cd /data/local/tmp/
    export PS1=””
    END:64077
    export TEMPRANDOM=22516;export PS1=END:$TEMPRANDOM;./zergRush
    export PS1=””
    link_image[1722]: 2451 could not load needed library ‘libdiskconfig.so’ for ‘./zergRush’ (load_library[1052]: Library ‘libdiskconfig.so’ not found)CANNOT LINK EXECUTABLE

    Se alguém souber de outra maneira por favor avise aqui.
    Abraço a todos.

  7. eu fiz todos os procedimentos, deu tudo certo, google play e tudo mais…

    MAAS.. o celular nao registra na rede, mesmo selecionando manualmente minha operadora (OI), ou colocando para automatico.
    o que pode ser, alguma ideia ?

      • eu tentei isso, coloquei outro chip pra testar e nada !!
        é só eu fazer os wipes e mandar instalar o arquivo (MiniCM10-4.1.0-mimmi.zip) q ta no cartão ? se for eu ja tentei tbm…

      • Então no caso realmente não sei o que pode ser. Você realizou todos esse wipes:?
        Selecione “wipe data/factory reset” > Yes, depois “wipe cache partition” > Yes (essa operação resetará seu aparelho como veio de fábrica);
        Selecione “advanced” > “Wipe Dalvik Cache” > Yes, depois “Wipe Battery Stats” > Yes;

  8. Parabens pelo tutorial .. deu tudo certinho .. mas eu to com um problema, alguns aplicativos que eu estalo via USB .. eles abrem e fecham sozinho .. Quando antes isso n acontecia .. tem como resolver esse BUG ?

  9. O armazenamento por USB não funciona nessa versão, ao que parece. Instalei varias roms, essa foi a melhorzinha depois das 2.3…mas todas tem algum problema.

  10. Esqueçam o que eu disse, a opção só está BEM escondida…tem que ir em armazenamento, clicar no botão de opções do celular, ai aparece ativar armazenamento.

  11. Cara bom dia.

    Fiz os procedimentos, mas o kernel não tava indo, dai um amigo falou que não precisava se preocupar com isso, e pulei esse passo, porém quando vou instalar a ROM ele da erro, e agora ele não liga mais….

    Deu Pânico me ajuda ai por favor.

  12. Deu tudo certo, até na hora do Kernel. Depois de flashear o Kernel o celular não iniciou normal. Ele foi parado em uma tela onde aparece o logo do Kernel e depois dá algumas opções que posso navegar pelo botão do volume.
    O que eu posso fazer para passa desse passo?

    • Deu certo, estalei a room e o google apk, deu certinho, Agora o Botão de cracteri não ta pegando no teclado, aonde coloca os “asentos e â, ê, as carinhas do caracterio. ajuda pliz.

  13. Instalei tudo e está muito bom o desempenho, porém a camera não grava videos e a reprodução de videos que já está no sd ficou péssimo. Alguém sabe como corrigir?

Comenta aí! O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s