Fique de olho no que você baixa


O Market tem centenas de milhares de apps. A variedade é tanta que dá vontade de baixar tudo. Mas é preciso tomar cuidado com o que você coloca no seu aparelho.

Com a versatilidade dos smartphones, é duro resistir à tentação de entupir o aparelho de apps. Lanterna, bússola, games, existe um monte de coisa bacana para experimentar.

O problema é que existe gente para lá de mal intencionada de olho justamente nesse comportamento desbravador do usuário Android.

O golpe funciona assim: um app extremamente popular é escolhido e é feita uma versão falsa, que copia o visual da primeira tela. Aí, ele vai para o Market com o mesmo nome, ou só com uma letra ou espaço a mais ou a menos no nome. A pessoa desavisada faz a busca pela palavra chave e acaba fisgada pelo app fajuto.

O que acontece depois é preocupante. Além do potencial de roubar todos seus dados, o app do mal pode sair fazendo chamadas internacionais sem permissão.

A postura do Google é retirar apps suspeitos do Market assim que uma denúncia aparece. Apps infectados normalmente são cópias, feitas para ludibriar o usuário e instalar malwares. Por isso é importante instalar apenas apps presentes no Market e com um grande número de recomendações.

Também por isso usamos o link direto, que não dá margem para enganos com apps falsos e perigosos. Só a busca pela palavra chave pode não ser suficiente, pois os falsários apostam justamente na confusão do usuário para “conseguir” entrar no aparelho.

A dica final: fique de olho nas permissões que o app pede. A não ser que a indicação venha de fonte confiável, fique com o pé atrás se um app pedir um monte de permissões. Dê uma olhada no Market e veja os comentários e a nota do app. Se a nota for baixa ou as reclamações forem maioria, passe longe.

Comenta aí! O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s